Profile

Perfil de Natália Vaz

Ocupação: Administradora de Redes.

Certificação: Certified CISCO CCNA.

Formação: Graduação em Sistemas de Informação PUC-MG.

Localização: Belo Horizonte, MG, Brasil.

Interesses: Trocar experiência acerca de Linux e redes.

  1. 20/03/2013 às 12:19

    Olá Natália, boa tarde !! Então eu implementei o Samba4 estou encontrando algumas dificuldades simples porém ainda não consegui resolver, vou te passar se tiver alguma dica de como resolver ou onde eu poderia buscar agradeço muito, segue as dúvidas abaixo:

    –> Qual seria o procedimento para implementar a lixeira no Samba4, eu coloquei os parâmetros abaixo no smb.conf mas não deu certo.
    # Lixeira
    vfs objects = recycle
    recycle:facility = LOCAL1
    recycle:priority = NOTICE
    recycle:maxsize = 0
    recycle:directory_mode = 0774
    recycle:subdir_mode = 0774
    recycle:keeptree = true
    recycle:touch = true
    recycle:versions = true
    recycle:repository = /home/santiago/lixeira
    recycle:exclude = *.tmp, *.log, *.obj, ~*.*, *.bak, *.exe, *.bin
    recycle:exclude_dir = tmp, temp, cache
    create mask = 0774
    directory mask = 0774

    –> Para administrar o AD do Samba4 eu instalei aquela ferramenta disponibilizada pela Microsoft para administração de Usuarios e Compartilhamentos e tal porém a ferramenta para Windows7 não conecta no Servidor. Aí testei em um WindowsXP baixei a ferramenta apropriada para o XP e aí consegui porém gostaria de saber se tem como usar a ferramenta do Win7 ?

    • 20/03/2013 às 13:22

      Boa tarde Fábio. Vou ficar te devendo o compartilhamento, não entrei nessa parte do samba4. Quanto à ferramenta, todas que utilizo (DNS, Sites, Usuários e Controlarodes de domínio) são no win7, não tive problemas com conexões com o servidor. Lembro de ler em algum lugar, que não daria pra usar as ferramentas somente de compartilhamentos, isso continuaria sendo feito na linha de comando mesmo. Não sei se seria esse o caso.

      • 24/03/2013 às 13:31

        Olá Natalia, na verdade eu gostaria mesmo de utilizar no windows7 para o gerenciamento de usuários, mas o RSAT não enxerga o AD para eu realizar esta tarefa. Eu prefiro o windows7 pois é o que eu tenho instalado na minha máquina aí ficaria mais fácil pra gerenciar. No XP funcionou direitinho.

      • 24/03/2013 às 13:36

        Ah o problema da lixeira, eu já consegui resolver, porém não consegui fazer funcionar a questão do uso do NETLOGON, já coloquei na seção GLOBAL ajustei path, porém ao logar qualquer usuário ele não executa script.bat . Preciso que isso funcione para colocar o SAMBA4 em produção pois tenho os usuários da rede utilizam vários compartilhamentos do Servidor.

  2. Robson
    31/05/2013 às 10:43

    Fabiano Araujo :
    Ah o problema da lixeira, eu já consegui resolver, porém não consegui fazer funcionar a questão do uso do NETLOGON, já coloquei na seção GLOBAL ajustei path, porém ao logar qualquer usuário ele não executa script.bat . Preciso que isso funcione para colocar o SAMBA4 em produção pois tenho os usuários da rede utilizam vários compartilhamentos do Servidor.

    Também estou com problemas para carregar o netlogon. Se eu abro o mapeamento netlogon manualmente, consigo enxergar e executar o script .bat, mas durante o login não funciona

  3. Tiago
    02/01/2014 às 15:33

    Natalia, preciso MUITO da sua ajuda!

    Estou tentando implementar o Samba 4 como AD + Squid3 + Webmin (frescurinha) e não consigo de jeito maneira!

    Instalei o Samba 4 pelo GIT, tá rodando belezinha (servidor Ubuntu Server 13.10 x64). Consigo autenticar as estações windows e tudo mais.

    Mas na hora em que instalo o winbind, já começa a azedar o caldo. Quando implemento o Squid3 então, nem se fala. Parece que cada um roda sem querer saber do outro.

    Existe a possibilidade de integra-los? Ah, o Webmin é até fácil, só mudar as pastas de execução.

    • 03/01/2014 às 0:47

      Olá Tiago.
      Vamos ver se consigo ajudá-lo, estou de férias mas segunda volto e tenho toda documentação das instalações no trabalho.
      No meu ambiente rodo samba4 com squid2.6 sem problemas, mas fiz testes com o 3 e também funcionou. Só pra entender, que tipo de autenticação você usará no squid? O proxy está rodando na máquina com samba4 configurado como DC? Se for deve usar o winbind do próprio samba, se instalar outro não vai funcionar.
      Tem algum motivo pra manter o webmin? Eu também usava ele,, mas com o samba4 e as ferramentas de gerência do AD achei desnecessário manter.

  4. 01/07/2014 às 14:28

    Olá Natalia…

    Estou tentando conectar dois pontos seguindo a idéia de “Matriz x Filial” via VPN, porém gostaria que o DHCP configurado na Matriz gerenciasse a distribuição dos IPs na rede da Filial também. Utilizo Mikrotik v6.15. Já estabeleci a VPN de forma automatica, auxiliado pelo seu post, utilizando duas RB 750G, porém para ter acesso aos computadores da filial, tenho que fazer rotas para os endereços da matriz para a Filiam e vice-versa. serei muito grato se puderes me ajudar.
    Grande abraço!

    • 02/07/2014 às 10:29

      Bom dia Brunno. Deixa ver se entendi, você quer que sua RB na matriz gerencie os IPS na filial correto? Mas a rede seria a mesma?
      Mas não sei se seria viável essa solução, vamos considerar que por um dia sua filial esteja sem internet, sua rede local estará funcionando, mas as estações não conseguirão acesso uma vez que não será possível alcançar o servidor DCHP pela VPN…. pode me passar seu email para que possamos conversar?

  5. rogerio souza
    14/07/2014 às 15:37

    Boa tarde,
    meus parabéns excelente!!
    estou tentando fazer um backup, porem apresenta erro
    did not find any account to importe codigo de erro:
    bulkprovision.BP_NO_ACOUNTS_TO_IMPORT Method:
    Detalhes:soap:sender

    ajude.

    • 14/07/2014 às 15:43

      Obrigada Rogério.
      Não entendi muito bem, está falando de qual post?

  6. rogerio souza
    14/07/2014 às 16:54

    DESCUPLA,
    zimbra-opensource-export-import-de-caixas-postais-e-mensagens

    KKKK

  7. rogerio souza
    14/07/2014 às 17:24

    no procedimento 6, adiciono as informações, ele encontra a quantidade de contas, quando cliko em próximo aparece a mensege citada did not …

    • 15/07/2014 às 7:36

      Rogério, tentei simular o erro aqui não consegui. As informações de importação estão todas corretas? Nem um parâmetro está errado.

  8. 09/03/2015 às 15:31

    Natália, temos uma oportunidade de emprego para seu perfil. Você consegue me enviar um email?

  9. Dante Pavanelli
    17/11/2015 às 7:14

    Bom dia Natália, estou tentando montar uma vpn seguindo seu post l2tp com duas rb cliente e matriz, sou leigo em mikrotik pode me ajudar? Meu email é dante@dtatecnologia.com.br

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: