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Zimbra Open Source – Export/Import de caixas postais e mensagens

Como sempre no mundo Open Source, tudo funciona muito bem, até que você precisa fazer uma migração. Recentemente tive problemas em um servidor de emails usando o pacote de colaboração Zimbra e minha única solução era exportar as caixas postais e importar em uma nova instalação.

Como o servidor antigo estava com problemas na base, os tradicionais backups de sincronia da /opt/zimbra não funcionariam, e as mensagens também estavam divididas em dois volumes, o que complicaria o sincronismo, caso pudesse ser considerado.

Depois de muita briga e muitos testes, encontrei uma solução para migrar somente caixas postais e mensagens, o que no fim das contas acabou sendo muito mais simples do que o esperado.

O servidor novo foi instalado e todas os parâmetros e configurações referentes a COS (Classes de serviços, domínios, zimlets, configurações globais e de servidor) foram ajustados, com tudo certo, o próximo passo era a importação das contas, o que faremos a seguir.

1 – No console administrativo do zimbra, clicar na opção “Migração de Conta” (1) e em seguida “Assistente de Migração” (2) :

Console Administrativo

2 – Na janela que abrir, será informado de que tipo de servidor será feita a importação. Em Tipo de servidor de email, selecione “Pacote de colaboração Zimbra”:

Seleção de servidor

3 – As demais opções devem ser mantidas. Clicar em Próximo:

Assistente de migração

4 – Na janela seguinte, deve-se selecionar a fonte (servidor) das contas a serem importadas: selecione “Importar de outro diretório LDAP do Zimbra”.

Source accounts

5 – O próximo passo é informar como serão definidas as senhas das contas importadas, o endereço e porta do host SMTP de busca.

OBS: Nesta importação utilizei uma senha padrão para todas as contas e habilitei a opção “Solicitar aos usuários que alterem a senha no primeiro login”.

Configuração de importação

6 – Na próxima tela devem ser informados os parâmetros para conexão ao servidor LDAP, são eles:

  • URL do servidor LDAP: endereço do servidor de email;
  • Porta de conexão: A porta padrão do LDAP é 389;
  • DN: deixar os valores default;
  • Senha do LDAP: esta senha pode ser obtida no arquivo /opt/zimbra/conf/localconfig.xml:
<localconfig>
 <key name="ldap_postfix_password">
 <value>Zh5wvTppM</value>
</key>
  • Filtro LDAP: também manter os valores fornecidos;
  • Base de busca LDAP: domínios existentes no email, para o domínio teste.com.br, por ex, a base seria “dc=teste,dc=com,dc=br”;

Conexão LDAP

7 – A seguir será mostrado um resumo sobre a importação das contas, como domínios encontrados, número de contas encontradas e será disponibilizado um arquivo com as contas para download. Para este procedimento não é necessário baixá-lo:

Status migração

8 – Na próxima tela, marque a opção “Selecionar contas para importar”:

Seleção de contas

9 – Nesta tela, clicar no botão “Buscar”, do lado esquerdo da janela, serão listadas as contas encontradas para importação:

Listar contas

10 – Após listadas as contas, é necessário selecioná-las e adicioná-las à lista de importação, neste momento são necessárias as seguintes ações:

  1. Selecionar as contas listadas a direita;
  2. Clicar no botão adicionar;
  3. Clicar em póximo;

Seleção de contas

Seleção de contas 2

Executar os passos acima até que não haja mais contas do lado esquerdo da janela.

Nota: Se o botão "Adicionar tudo" for utilizado, as contas são copiadas para 
a lista de importação, mas são importadas com erro e a importação de mensagens 
não é concluída com êxito.

11 – O próximo passo é informar os dados da conexão IMAP:

  • Tipo de coenxão: SSL (padrão);
  • Host IMAP: endereço do servidor;
  • Porta do IMAP: 993 (padrão);
  • Login de administrador: uma conta de acesso com permissões administrativas;
  • Senha de administrador.

Conexão IMAP

12 – Na próxima tela, será apresentado um resumo das configurações, se todos os parâmetros estiverem corretos, clicar em “Próximo”:

Análise das configurações

Após executar os procedimentos acima, as contas já podem ser visualizadas no painel. Agora a ferramenta de migração zmztozmig será configurada para importação das mensagens. P

Para isso edite o arquivo zmztozmig.conf:

# vim /opt/zimbra/conf/zmztozmig.conf

Devem ser alterados os seguintes parâmetros:

#Source ZCS server IP/name,admin user name and password, server port
SourceZCSServer=zcs1.example.com
SourceAdminUser=Admin
SourceAdminPwd=pwdpwd
SourceAdminPort=7071
  • SourceZCSServer: servidor_que_será_migrado
  • SourceAdminUser: usuário com permissões administrativas
  • SourceAdminPwd: senha do usuário
  • SourceAdminPort: 7071 (padrão)
#Destination/Target ZCS server IP/name,admin user name and password, server port
TargetZCSServer=zcs2.example.com
TargetAdminUser=Admin
TargetAdminPwd=pwdpwd
TargetAdminPort=7071
  • TargetZCSServer: novo_servidor
  • TargetAdminUser: usuário com permissões administrativas
  • TargetAdminPwd: senha do usuário
  • TargetAdminPort: 7071 (padrão)
#Threads to run simultaneously
Threads=5

Número de processos executados simultaneamente.

#Do you want to keep tar mailbox files after successful migration- TRUE/FALSE
KeepSuccessFiles=TRUE

Esse opção permite manter uma cópia de cada conta (em um arquivo compactado), no caminho setado na linha “SuccessDirectory=/tmp/ztozmig/successes/”. Caso não deseje manter estes arquivos após a importação, altere o parâmetro acima para “FALSE”.

Descomentar a seguinte linha:

#resolve=skip
DomainMap=zcs1.example.com zcs2.example.com

Nesta linha devem ser informados o domínio a ser importado e o domínio que receberá as contas.

Domains=zcs1.example.com,zcs2.example.com

Esta linha deve ser omitida no caso da importação não ser do domínio inteiro, quando apenas algumas contas serão importadas.

Accounts=all

Utilize o parametro ‘all’ para importar todas as contas naquele domínio, ou os endereços separados por vírgula.

Com todos os parâmetros alterados, deve ser iniciar a importação. Com o usuário zimbra (su – zimbra), executar o script:

$ /opt/zimbra/libexec/zmztozmig -d

A opção “-d” pode ser omitida, a função dela é mostrar o log da importação, o que também pode ser visualizados nos arquivos do diretório /opt/zimbra/log/ztozmiglogs. Após a importação será exibido um resumo com o número de contas do servidor, o número de contas importadas com sucesso, número de contas com falha e o tempo da importação.

Bom, é isso. Caminho simples e objetivo depois de passar por umas pedrinhas no zimbra… Espero que possa ajudar mais alguém.

  1. Saulo
    23/04/2012 às 16:47

    Depois de suor e lágrimas, migração realizada com sucesso!

  2. Luís Fernando Conti
    28/05/2012 às 13:31

    Boa tarde…Utilizei todos os procedimentos descritos, e consegui fazer uma migração inicial, porém algumas contas deram erro…E ficam armazenadas em uma pasta chamada “/tmp/ztozmig/mailboxfailures”…Não consigo rastrear o problema…Tens alguma idéia?

    • 28/05/2012 às 13:40

      Boa tarde Luís. Verifique no console administrativo do zimbra, se as caixas que apresentaram erro possuem um ícone ou simbolo diferente daquele bonequinho azul da conta. Se apresentar, exclua essas contas e repita os passos novamente do 1 ao 10, quando for selecionar as contas, certifique-se de que selecionou elas do lado esquerdo antes de clicar no “Adicionar”. Faça isso para todas as páginas de contas (clicando no ‘Próximo’ você visualiza todas), como mencionei no artigo, não utilize o “Adicionar Tudo”, é exatamente esse o erro apresentado.

      • Álvaro Macedo
        12/06/2014 às 19:08

        Natália gostaria de obter uma ajuda com o meu zimbra, tenho instalado o fail2ban nele, e tipo invadiram alguma(s) contas, gostaria de saber como faço pra listar as conexoes feitas pelas contas de e-mail, pra descobrir qual delas esta enviado spam, porque minhas filas estavam com qse 60 mil emails de spam. E por fim como faço pra bloquear um range de IP no fail2ban porque apenas sei como ignorar pra que nao seja bloqueado.

  3. Audson Yuri
    24/08/2012 às 10:00

    Bom Dia Natália! Inicialmente parabenizo esse post por estar muito bem detalhado.
    Tenho duvidas quanto a possibilidade de fazer isso com o servidor antigo ainda em produção, tem algum problema quanto a isso? Tem que ser feito com algum serviço em particular parado como o ZMMTA, MAILBOXD ou toda a solução? Agenda e tarefas também são importadas com este método? Estou migrando de um ZCS 6.0.5-32Bits em Debian Etch 4.0 para ZCS 7.2-64Bits em Ubuntu 10.04.
    Desde já agradeço pelo seu apoio!

    • 24/08/2012 às 16:36

      Obrigada Audson.
      Bom, em relação à migração, você não terá problemas com os serviços ou algo assim, porém será necessário que você atualize as caixas postais quando fizer a virada dos servidores. Para isso basta alterar o parâmetro ‘resolve’ no zmztozmig.conf para ‘modify’ e executar novamente o script. O ideal é realizar o processo em um período de pouco trabalho do servidor uma vez que consumirá alguns recursos para a migração e, mesmo assim, faça o update das caixas.
      Todos os serviços devem estar funcionando para que o script funcione. Agenda e tarefas também são importadas no processo.
      No seu caso não sei se terá problemas com a arquitetura diferente, acredito que não, pois tudo é feito pelo zimbra e independe do SO. Quando fizer a migração dê um retorno em relação a isso, se encontrou algum problema ou se também obteve sucesso. Espero ter ajudado.

  4. Paulo Costa
    27/08/2012 às 17:39

    Natalia,
    Olhando os posts acima veja se a minha visão esta certa?
    1) Servidor 1 em produção Normal
    2) Servidor 2 – novo e limpo.
    3) migração de zimbra para zimbra(os usuarios continuam olhando o antigo normalmente e as mensagens continuam fluindo sempre direcionadas par ao MX cadastrado(antigo).
    4) validação da base nova (que com o tempo fica desatualizada)
    5) se tudo OK so alterar o MX para o IP do novo servidor e rodar de novo o script alterando parâmetro zmztozmig para modify para atualizar a base.

    Estou certo ou não.

    Abs,
    Paulo Costa

    • 28/08/2012 às 8:35

      Sua visão está certa Paulo Costa. Exatamente essa a idéia, lembrando que a migração vai demorar um tempo pois o serviço faz o download e upload de todas as caixas.

  5. Paulo Costa
    28/08/2012 às 12:04

    Muito obrigado pelo retorno rapido e Abraços.

    Paulo

  6. 29/08/2012 às 9:12

    Bom dia Natália, tudo bem?

    Gostaria de parabenizar pelas informações disponibilizadas, existem informações aqui bastante valiosas sobre a migração.
    Tem um detalhe, seguindo a lógica apresentada acima, ao rodar o processo zmztozmig novamente com o parâmetro do resolve para modify, eu atualizaria as mailbox do novo servidor com as mensagens que foram entrando no servidor antigo, correto?
    Realizei todo o processo com total sucesso, o único detalhe foi nesta etapa, pois as mensagens que chegaram depois no servidor antigo, não foram repassadas ao servidor novo, pelo processo de migração apresentado como etapa final.

    Alguma idéia?

    Sds,

    • 29/08/2012 às 9:30

      Bom dia Lúcio. Obrigada pelo cometário.
      Estranho isso, fiz exatamente este processo e as contas foram atualizadas… Só um detalhe que lembrei agora e não foi mencionado, ao fazer a atualização como já havia alterado o MX para o novo servidor, no ‘SourceZCSServer’ usei o IP do servidor antigo ao invés do domínio. Você alterou este parâmetro?

  7. 29/08/2012 às 10:45

    Sim, eu reajustei o SourceZCSServer e o TargetZCSSErver. Na verdade ao invés de alterar o IP dos registros de DNS, eu apenas alterei o IP dos servidores, o novo passou a ter o IP do Antigo e o antigo ficou com um IP diferentes, de qualquer maneira os parâmetros foram corrigidos para identificar origem e destino.
    O processo do zmztozmig foi todo rodado no servidor de destino, não há implicação alguma qunato a isso, correto?

    • 29/08/2012 às 11:02

      Nenhuma implicação Lúcio. O importante é o Target e o Source estarem corretos e haver espaço para download das caixas. Vou tentar pensar em algo e ver porque ocorreu isso, se por acaso descobrir também não deixe de avisar.

      • 31/08/2012 às 11:20

        Bom dia Natália, conforme combinamos, eu refiz o processo de migração sem alterar o parâmetro resolve, continuou como skip e então as mensagens que ainda estavam no servidor antigo e que não haviam sido migradas par ao novo servidor, se sincronizaram. Um abraço.

      • 31/08/2012 às 11:29

        Boa notícia Lúcio!! Obrigada pelo retorno.

  8. Paulo COsta
    30/08/2012 às 14:43

    Natália,
    De novo parabéns pelo artigo, após o primeiro teste de migração(estou refazendo), vi que a migração não traz algumas informações como:
    Assinatura de cada cliente
    Filtros criados por ele.
    Esta certo ou errei em algo.

    Abs,
    Paulo

    • 30/08/2012 às 15:21

      Olá novamente Paulo e mais uma vez obrigada. Realmente por este processo algumas configurações particulares de conta não são importadas, não cheguei a procurar nada a este respeito também, pois quando fizemos esta migração o fato de importar as mensagens, contatos e agendas já nos tranquilizou bastante. Se encontrar algo por favor compartilhe 🙂

  9. Paulo Costa
    30/08/2012 às 15:57

    Realmente é 95% do problema, no meu caso é só criar 150 assinaturas, e no caso dos filtros não é o padrão dos meus usuários.
    Vou pesquisar s se descobrir como migrar esse 2 pontos coloco aqui como referencia.
    Abs,

  10. 30/08/2012 às 18:28

    Boa tarde Paulo, eu acabei desenvolvendo formas para poder exportar e importar Assinaturas e filtros de e-mails. As preferências de contas não são itens que fazem parte deste processo de migração porém consegues recuperar todas as informações da conta através do comando zmprov, ex.:
    zmprov ga usuario@dominio.com.br

    Este comando vai listar todas as informações da tua conta, inclusive as senhas em formato de hash. Para importar no servidor novo, podes usar o mesmo comando neste formato:
    zmprov ma usuario@dominio.com.br

  11. Paulo
    05/09/2012 às 14:12

    Como uso o Hash ??
    Abaixo esta o comando que fiz e não funcionou usando o ga :

    zmprov ga usuario@dominio.com.br > lista.txt

    Então fiz para os filtros o seguinte :

    Export: zmmailbox -z -m olduser@domain.com getFilterRules >> Filters

    e para modifiquei um script do foum do zimbra :

    #FILTROS
    #!/bin/bash
    ################################################## ############################
    # #
    # Scrip de importação de filtros #
    # #
    # Caracteristicas #
    # Usar o usuario zimbra #
    # Copiado do Forum Zimbra VMWARE – //www.zimbra.com/forums/administrators/9258-solved#
    #-new-mailbox-filter-users-zmmailbox.html#
    # #
    # Fiquem a vontade para melhoraro código, isto e apenas uma base #
    # #
    ################################################## ############################

    exec < ./filtro.txt
    while read line
    do
    zmmailbox -z -m olduser@domain.com addFilterRule $line
    done

    exemplo de regra colocada no arquivo filtro.txt
    agencias active any header "from" contains "usuario1@meudominio.com.br" header "from" contains "usuario2@meudominio.com.br" header "from" contains "usuario2@meudominio.com.br" fileinto "/Inbox/Agencias" stop

    O resto ainda estou pesquisando, agora se você puder ajudar e me ensinar a usar o comando zmprov ma usuario@dominio.com.br – usado HASH ia agradecer.

    Outra solução que estou pesquisando para uso após a migração é o imapsysnc.

    Abs a todos.
    Paulo

    • 05/09/2012 às 14:39

      Em breve teremos uma solução completa pra migração. Obrigada pela colaboração rapazes 🙂
      Paulo quanto ao imapsync o inconveniente que achei em usá-lo é precisar de usuários e senhas. Não me aprofundei muito nas pesquisas, mas toda fonte que esbarrei pedia isso.

  12. Paulo
    05/09/2012 às 15:35

    Essa é facil de quebrar é só usar o usuario administrador e a senha de cada servidor zimbra Exemplo de comando:

    imapsync –host1 ip do servidor de origem –host2 ip do servidor de destino –user1 usuario a ser migrado –authuser1 administrador do zimbra de origem –password1 senha do administrador de origem –user2 usuario a ser migrado –authuser2 administrador do zimbra de destino –password2 senha do administrador de origem

  13. 11/09/2012 às 21:15

    Olá Natália Vaz estou tentando fazer a migração de um domínio onde existem várias contas muito grande e não estou obtendo êxito.
    Por exemplo:
    A conta que estou tentando migrar possui 1,8 gigas.
    O zmztozmig faz a parte de download deixando o arquivo .tgz com 1,2 gigas.
    Após isso ele inicia o processo de upload normalmente mas quando chega mais ou menos em 500 megas ele dá um erro.
    Você ou alguém saberia dizer o que poderia estar causando esse erro?
    Segue o erro abaixo.
    Abraços

    ————————————————————————

    *****[SEVERE|ZTOZThread1:12| 09/11/2012 20:01:47]: Download Finished(/tmp/ztozmig/mailboxdumps/agencia05@dominio.com.tgz): Total KBytes downloaded: 1266258.882
    *****[INFO|ZTOZThread1:12| 09/11/2012 20:01:47]: Finished mailbox (agencia05@dominio.com) download.
    *****[INFO|ZTOZThread1:12| 09/11/2012 20:01:47]: Starting upload (/tmp/ztozmig/mailboxdumps/agencia05@dominio.com.tgz)
    *****[INFO|ZTOZThread1:12| 09/11/2012 20:01:47]: File Upload URL: https://servernovo:7071/service/home/agencia05@dominio.com?fmt=tgz
    *****[INFO|ZTOZThread1:12| 09/11/2012 20:01:47]: File Path: /tmp/ztozmig/mailboxdumps/agencia05@dominio.com.tgz
    *****[SEVERE|ZTOZThread1:12| 09/11/2012 20:08:44]: Upload_FileToZCS Exception:java.io.IOException: Error writing request body to server
    *****[SEVERE|ZTOZThread1:12| 09/11/2012 20:08:44]: ——
    java.io.IOException: Error writing request body to server
    at sun.net.www.protocol.http.HttpURLConnection$StreamingOutputStream.checkError(HttpURLConnection.java:2645)
    at sun.net.www.protocol.http.HttpURLConnection$StreamingOutputStream.write(HttpURLConnection.java:2628)
    at java.io.DataOutputStream.write(DataOutputStream.java:90)
    at com.zimbra.zcsprov.ZMSoapSession.Upload_FileToZCS_2(ZMSoapSession.java:674)
    at com.zimbra.tarformatter.tarMigrator.UploadTarredMailBox(tarFormatter.java:264)
    at com.zimbra.tarformatter.tarMigrator.run(tarFormatter.java:309)
    at java.lang.Thread.run(Thread.java:619)
    ——

    • 12/09/2012 às 8:47

      Olá Marcelo. Você tentou importar somente esta conta pra testar? Quando fiz a migração, esse erro foi apresentado quando as contas não foram adicionadas corretamente na lista de importação (passo 10). Está migrando para qual versão?

  14. 12/09/2012 às 13:35

    Olá Natália, é isso que estou fazendo. Migrando somente esta conta.
    Já fiz até uma migração de um domínio todo e funcionou normalmente.
    Mas eram contas bemmm menores que essas de agora.
    Estou migrando da Versão 6 para a 7.
    Tentei também com uma outra conta um pouco menor mas também grande, com 1,2 gigas, e quando o UPLOAD chegou na casa dos 500 megas deu o mesmo erro.
    Estou achando que poderia ser algum parâmetro do java que só suportaria até 500 megas.
    O que acham?
    Abraço!

    • 12/09/2012 às 13:41

      Acredito que não seja limitação do Java Marcelo, quando fiz a migração tinham contas de até 4gb e tudo correu normalmente. Na lista das caixas postais, no console administrativo, verifique se o ícone da conta não está diferente dos que a importação foi concluída.

  15. 12/09/2012 às 13:49

    O ícone é o desenho azul.
    muito estranho esse problema. :S

    • 12/09/2012 às 14:40

      Desenho azul sem nada diferente? Tenta exlcuir essa conta e fazer todo o processo de novo.

  16. Paulo Costa
    14/09/2012 às 12:05

    Aqui eu fiz m1grações de pastas acima de 3Gb (só a minha tem 8), sem problema.
    Mudanças que fiz fora no default da maquina nova coloquei 0(zero) na cota( o default é 300 mb), e o tamanho da mensagem ficou com 90000(depois volto ao padrão de 10000).

    • 14/09/2012 às 13:22

      Bem lembrado Paulo, me esqueci das configurações de contexto. Marcelo, se seu contexto estiver com limite de cota e o tamanho da conta for superior, possivelmente este é o problema.

  17. 14/09/2012 às 21:13

    os campos que vocês estão falando seriam zimbraFileUploadMaxSize e zimbraMtaMaxMessageSize?

    realizei uma outra instalação em uma máquina de testes onde posso ficar mexendo tranquilamente e o erro apresentado nessa máquina de teste é outro… :S

    Download(KB): 1273409.207 0.0 0.0 0.0 0.0 Upload(KB): 1273409.207 0.0 0.0 0.0 0.0[INFO|ZTOZThread1:12| 09/14/2012 21:01:24]: Response Message: upload too large: file ‘/’: upload too large

    • Rodrigo
      17/10/2012 às 16:14

      Boa tarde Marcelo.
      Teve algum progresso com a questão do ‘upload too large: file ‘/’: upload too large’…
      Obrigado.

  18. 16/09/2012 às 20:06

    Não Marcelo, seria o campo ‘Cota da conta’ da aba Avançado. o zimbraMtaMaxMessageSize é o tamanho máximo de cada mensagem (texto + anexos)

  19. Paulo Costa
    17/09/2012 às 8:50

    Eu tive varios problemas de tamanho de mensagem, e o motivo foi o GBplugin da GV sistemas que é utilizado apra validar os internet banks do BB, Caixa, Itau, Santander e outros. Em um pais serio essa camada seria passivel d eprocesso pois é um TROJAN que fica instalada no login da estação e valida todo e qualquer acesso feito pelo IE.
    A estação fica de tal modo lenta que o WEB-Mail do Zimbra duplica N vezes a mensagem.( a original tem 3 respostas, na hora do problema as 3 respostas ficam 10, 20 até 30 vezes duplicadas dependendo do Antivisrus que estives instalado em sua estação. E a solução foi trocar o tamanho da mensagem para 90 MEGA.

    Abs,

  20. 10/10/2012 às 18:37

    Possui espaço suficiente em disco, onde estão sendo gravados os arquivos temporários da migração?

  21. Rodrigo
    17/10/2012 às 15:30

    Natália, boa tarde. Primeiramente, parabéns pelo post.
    Estou com alguns problemas já relatados aqui nos comentários, no caso, o “upload too large: file ‘/’: upload too large” …estou migrando de um Zimbra 6 para Zimbra 8, as cotas estão ilimitadas e não tive problemas com contas pequenas, mas contas grandes, sem chance.
    Você chegou a fazer o procedimento para a versão 8? Existe alguma particularidade que possa ser diferente da versão 7 talvez?
    Seria possível um contato por email para trocarmos experiências?
    Obrigado desde já.
    Abç;

    • 17/10/2012 às 15:52

      Boa tarde Rodrigo e obrigada.
      Você verificou se a cota das Contas no COS não está definida para um valor baixo, ou inferior ao tamanho destas contas?
      Ainda não estou na versão 8, vou tentar um upgrade de SO e do Zimbra pra ver se não haverá problemas. Meu email é silva.vaz@gmail.com.

  22. Rodrigo
    19/10/2012 às 10:20

    Segue solução para o problema já relatado do “upload too large”.
    Testei aqui com contas de 15gb e funcionou sem problemas.

    From root account lunch this (up to 20GB file .tgz):
    /opt/zimbra/bin/zmlocalconfig -e rest_request_max_upload_size=21474836480
    su zimbra
    zmmailboxdctl restart
    exit

    Retirado do Zimbra Forum:

    http://www.zimbra.com/forums/administrators/58626-how-import-postresturl-status-413-upload-too-large-2.html

    xD

    • 19/10/2012 às 10:38

      Obrigada Rodrigo… menos um problema no zimbra….
      Aproveitando a oportunidade…. alguém usa ou conhece uma ferramenta que faça backup do zimbra? do tipo, se amanhã um usuário lembra que precisa de uma mensagem que ele apagou no dia anterior, posso ir no backup, selecionar a conta, procurar a mensagem específica e restaurar só ela, sem precisar voltar toda a conta ou todo o backup do servidor…

      • Carlos
        31/10/2012 às 16:19

        Olá Natália! Parabéns pelo post, era é o que eu há muito procurava. Pretendo migrar da versão 7 para a 8.
        Para backups de contas há o zmbkpose, nunca cheguei a usar, mas parece muito interessante. Aqui na empresa onde trabalho utilizamos o Bacula para fazer backup do /opt/zimbra inteiro para mantermos um “Disaster Recovery”. O Bacula consegue restaurar pastas específicas, mas também nunca cheguei a realizar testes.

      • 31/10/2012 às 17:00

        Obrigada Carlos. Vou dar uma olhada nestas duas opções, na verdade o Bacula estou pretendendo usá-lo como ferramenta de backup para tudo na empresa também.

  23. Carlos
    01/11/2012 às 9:58

    Natália, aconselho a utilizar o Bacula com uma interface web (Webacula). O Bacula é muito eficiente no backup e na restauração dos dados.
    E gostaria de saber se você utiliza alguma solução para contigência do Zimbra?

    • 01/11/2012 às 10:03

      Já ouvi falar muito bem dele Carlos,mas não cheguei a ver nada dele ainda. Ele possui versão free? No momento nenhuma contingência pro zimbra, é mais uma tarefa.

  24. Carlos
    01/11/2012 às 10:35

    Sim, possui uma versão free. Para backups com grande volume de dados é aconselhado usa-lo com PostgreSQL. Vou tentar implementar uma redundância para o Zimbra, meter a cara e ver no que dá. =)

  25. 21/12/2012 às 18:20

    se por algum motivo o /opt/zimbra/libexec/zmztozmig -d se enterrompe, seja queda de energia ou qualquer outro fator. como dar continuidade sem ter que executar 100% o processo?
    existe como so continuar onde ficou?
    obrigado

    • 21/12/2012 às 21:02

      Acredito que não Marcelo, todas as vezes que precisei reiniciar o processo começou do inicio.

  26. 11/04/2013 às 18:33

    Natalia…Parabéns pela iniciativa !!! Merece todo elogio !!!

    Me ajudou bastante…espero um dia poder retribuir !

  27. Gabriel Andrade
    24/04/2013 às 11:13

    Natalia onde baixo o pacote zmztozmig? Fico no aguardo do seu retorno!

    • 24/04/2013 às 11:20

      Gabriel, não é necessário instalar o zmztozmig separadamente, ele é instalado junto com o Zimbra.

      • Gabriel Andrade
        24/04/2013 às 11:23

        Natalia nesse passo:

        11 – O próximo passo é informar os dados da conexão IMAP:

        Tipo de coenxão: SSL (padrão);
        Host IMAP: endereço do servidor;
        Porta do IMAP: 993 (padrão);
        Login de administrador: uma conta de acesso com permissões administrativas;
        Senha de administrador.

        Esses dados é do servidor de produção ou do servidor novo ?

        Muito obrigado pela sua atençao e agilidade no retorno!

  28. 24/04/2013 às 11:28

    Gabriel Andrade :

    Natalia nesse passo:

    11 – O próximo passo é informar os dados da conexão IMAP:

    Tipo de coenxão: SSL (padrão);
    Host IMAP: endereço do servidor;
    Porta do IMAP: 993 (padrão);
    Login de administrador: uma conta de acesso com permissões administrativas;
    Senha de administrador.

    Esses dados é do servidor de produção ou do servidor novo ?

    Muito obrigado pela sua atençao e agilidade no retorno!

    Do servidor de produção, de onde as contas serão importadas.

  29. Gabriel Andrade
    24/04/2013 às 13:05

    Nos passos:

    Descomentar a seguinte linha:

    #resolve=skip
    DomainMap=zcs1.example.com zcs2.example.com

    -no arquivo deixo descomentado resolve=skip e deixo padrao o parametro DomainMap=zcs1.example.com zcs2.example.com ou altero algo ?
    ________________________________________________________________________
    Nesta linha devem ser informados o domínio a ser importado e o domínio que receberá as contas.

    Domains=zcs1.example.com,zcs2.example.com

    -No caso eu tenho varios dominio no zimbra como exemplo ficaria
    Domains=zcs1.example.com(origem01),zcs2.example.com(destino01)
    Domains=zcs1.example.com(origem02),zcs2.example.com(destino02)
    _______________________________________________________________________

  30. 24/04/2013 às 13:32

    NO DomainMap você deve informar o domínio fonte e o domínio destino. No Domains, os domínios a serem importados.

  31. Gabriel Andrade
    24/04/2013 às 13:51

    Natalia muito obrigado esta dando certo! As caixas estao sendo migradas com sucesso! Caso nao migre hoje mesmo é só rodar novamente o zmztozmig? Ele ira pegar o diferencial ou ira copiar tudo novamente ? No caso o resolve=skip eu precisarei mudar antes de rodar zmztozmig para atualizar antes de migrar ?

  32. Henrique Oliveira
    28/07/2013 às 23:42

    Natalia, estou migrando as mensagens com zmztozmig, so q algumas contas maiores apesar de migrar com sucesso, quando entro na conta n estao todas mensagens. na importacao do zmztozmig, vejo q ele faz o download da conta bem menor q ela representa, no caso ele baixa 600mb e conclui, onde na verdade a caixa tem 2GB. tem ideia o que possa ser?

    Obrigado.

  33. 21/01/2014 às 16:40

    Perfeito, Parabens =)

  34. Frangolino
    07/03/2014 às 17:15

    Muito obrigado por compartilhar! Funcionou para mim, do zimbra 7.2 multidomínio para um domínio apenas no 8.06. Melhor que o script de exportação/importação das caixas.

  35. rogerio souza
    14/07/2014 às 16:57

    Boa tarde,
    meus parabéns excelente!!
    estou tentando fazer um backup, porem apresenta erro
    did not find any account to importe codigo de erro:
    bulkprovision.BP_NO_ACOUNTS_TO_IMPORT Method:
    Detalhes:soap:sender
    ajude. agora no post certo kkk

    • 14/07/2014 às 17:02

      Agora sim Rogério. Em qual parte do procedimento essa mensagem é exibida?

  36. 11/12/2014 às 15:27

    Boa tarde,

    Como faço para alterar o armazenamento de volume via CLI ?
    Exemplo: Tenho VOL1 e VOL2 no servidor zimbra.
    As mensagens atualmente chegam no VOL1, mas quando atingirem 95%, altero o caminho para VOL2.

    Grato.

  37. 22/03/2016 às 15:50

    Olá, passando só pra agradecer.
    Segui o tutorial e deu tudo certo.
    Obrigado e parabéns!

    • 22/03/2016 às 15:52

      Obrigada Sérgio. Fico feliz em saber que foi útil pra alguém.

  38. Edson Batista
    11/07/2016 às 12:56

    Boa Tarde Natália

    Obrigado por estar compartilhando seu conhecimento!
    Apesar de ter seguido a risca suas orientações, estou com uma dificuldade na execução do comando zmztozmig. Quando tento executa-lo (/opt/zimbra/libexec/zmztozmig -d) nada acontece, o que acho estranho é que não é apresentada nenhuma mensagem de erro e as pastas dos logs continuam vazias, como se nada tivesse acontecido. Tem alguma dica ou sugestão que possa me dar? Já chequei as permissões nas pastas e também estou executando com o usuário su zimbra e até agora nada. Veja o print a seguir após ter executado o comando: http://imgur.com/KAXJ5jN
    Desde já muito obrigado.

    • 11/07/2016 às 15:55

      Boa tarde Edson.
      Qual versão do Zimbra vocês está usando? A mesma do tutorial? Estranho isso, porque pelo que me lembro, sempre gerava algum log… Pior que estou sem nenhum zimbra pra simular isso.

  39. Nyedson F. Santos
    13/08/2016 às 8:49

    Parabéns, ajudou muito.
    Na oportunidade, gostaria de saber se você poderia dar uma dica para execução do backup diário.

    • 13/08/2016 às 9:51

      Olá Nyedson. Obrigada pelo comentário. Sobre backup não consigo ajudar 😦

  1. 05/11/2015 às 16:43

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